Economia & Mercado

Adversária da JBS, Paper Excellence enfrenta obstáculos no Canadá

Divulgação
Governo da província da Nova Escócia tenta barrar na Justiça um socorro de 50 milhões de dólares  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/08/2020, às 20h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Adversária da família da JBS em uma das maiores disputas societárias em curso no país, a indonésia Paper Excellence enfrenta obstáculos para destravar a recuperação judicial de uma subsidiária canadense. A informação é do jornal O Globo.

O governo da província da Nova Escócia tenta barrar na Justiça um socorro de 50 milhões de dólares canadenses à Nothern Pulp pela matriz Paper Excellence Canada. Isso porque, se a empresa entrar em recuperação judicial, o empréstimo teria que ser quitado antes dos 85 milhões de dólares canadenses que a subsidiária encrencada deve à província. 

A Northern Pulp alega que, sem o empréstimo de 50 milhões de dólares canadenses, não terá condições de interromper com segurança as atividades em sua unidade local nem pagar a indenização dos funcionários.  

A Paper Excellence é controlada pela família Widjaja, uma das mais ricos da Indonésia.

Guerra
O colunista Lauro Jardim informa que briga de foice entre a J&F e a Paper Excellence (PE) pelo controle da Elsorado Celulose também mantém-se em temperatura alta no Judiciário. No fim de julho, foi decretada a prisão temporária de Erik Figueiredo, acusado de integrar uma quadrilha que agiria em favor da PE.

Ele informa que a prisão faz parte da "investigação policial que apura a existência de uma organização criminosa que teria como objetivo a obtenção de vantagem indevida com a compra do controle da Eldorado, mediante a prática de crimes de extorsão, ameaça e lavagem de dinheiro", de acordo com o relato do Xisto Rangel Neto, da 3ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP.

Essa investigação tem origem num inquérito policial instaurado em maio de 2019 "para apurar as ameaças de morte sofridas pelo senhor Francisco de Assis e Silva, diretor jurídico do grupo J&F, quando então exigiram que a vítima e os demais acionistas do grupo J&F abandonassem todas as ações Judiciais e Arbitragens em trâmite, afetas aos direitos sobre a Eldorado".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp