Economia & Mercado

Mourão relaciona alta do preço do arroz ao auxílio emergencial

Reprodução/TV
"As pessoas estão se alimentando melhor e melhorando suas casas", diz vice-presidente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 09/09/2020, às 17h53   Henrique Brinco e agências


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) relacionou a alta no preço do arroz ao auxílio emergencial de R$ 600 distribuídos pelo Governo Federal. Segundo ele, a inflação se dá pela lei da "oferta e da procura".

"Uma porção de gente está comprando porque o dinheiro que o governo injetou na economia foi muito acima do que as pessoas estavam acostumadas, tanto que está havendo grande compra de alimentos e de material de construção", afirmou o vice-presidente em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (9), em Brasília. 

"As pessoas estão se alimentando melhor e melhorando suas casas, essas são duas áreas nas quais está havendo bastante gasto", acrescentou. 

Ele também afirmou que as exportações impulsionaram a alta. "Também estamos vendendo bastante para o mercado externo. A área plantada de arroz nos últimos anos diminuiu porque os arrozeiros tiveram muito prejuízo, aí o cara muda de ramo. Agora eles estão replantando".

Diante da alta do dólar, os produtores avaliam que é mais vantajoso exportar o grão e reduzir as vendas no mercado interno - o que faz impulsionar o valor local.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp