Economia & Mercado

Rui Costa se reúne em Brasília com embaixadores para tentar atrair investimentos após saída da Ford

Carlos Prates/GOV-BA
Os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Júlio Bonfim e Antônio Alban, respectivamente, também estavam presentes nos encontros  |   Bnews - Divulgação Carlos Prates/GOV-BA

Publicado em 19/01/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), está em Brasília nesta terça-feira (19) para se reunir com os embaixadores da Índia, Coreia do Sul e do Japão, com o objetivo de atrair investimos para o estado após a saída da montadora da Ford em Camaçari

Com o embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, o governador iniciou a corrida por novas negociações, que abarquem tanto o setor automotivo quanto outros setores potenciais. A Índia possui uma indústria automobilística de crescimento exponencial, com destaque para a empresa Tata Motors, hoje dona da Jaguar e Land Rover, e para a Mahindra, que já possui atividade no Brasil, em Porto Alegre.

“Queremos convidar as fabricantes indianas para conhecer a área antes ocupada pela Ford para avaliar a possibilidade de instalação num dos maiores parques existentes no Brasil, inclusive com porto exclusivo”, disse Rui Costa a Reddy, que respondeu ter interesse de que companhias indianas estejam no Brasil e na Bahia, além de querer iniciar parcerias no campo tecnológico, área que a Índia tem ampliado investimentos, assim como a Bahia.

A conversa com o embaixador do governo do Japão, Akira Yamada, seguiu o mesmo viés. A indústria automotiva do país é composta por grandes empresas, a exemplo da Nissan, Toyota e Honda.

A relação comercial também esteve sob a mesa de negociação com o embaixador da Coreia do Sul, Kim Chan-Woo. O representante sul coreano assegurou difundir as informações com o setor industrial de seu país. Ele citou o exemplo da Hyndai no Brasil e a necessidade de uma menor burocratização para mais negócios com este país.

Os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Júlio Bonfim e Antônio Alban, respectivamente, também estavam presentes nos encontros.

Também acompanharam o governador Rui Costa, o vice-governador, João Leão; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Peter Andrade; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp