Economia & Mercado

Prefeituras de Salvador e RMS pedem indenização por danos ambientais a fundo que negocia compra da Landulpho Alves

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/05/2021, às 17h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As prefeituras de Salvador, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde notificaram a Petrobras e o Fundo árabe Mubalada, responsável pela compra de ativos da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e do Terminal de Madre de Deus (Temadre), no valor de U$ 1,65 bilhão. A fixação de um valor pré-determinado reservado para a reparação de possíveis danos ambientais não ocorreu, segundo os gestores, nesse processo de compra e venda envolvendo a Petrobras e o Fundo. 

Segundo os municípios, estudos preliminares realizados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) identificaram danos ambientais severos, em especial o branqueamento de recifes de corais, no entorno da Ilha dos Frades e Ilha de Maré. Esses estudos apontam que a operação na RLAM e a movimentação de navios de carga no terminal, seriam os responsáveis diretos por esses impactos. 

Dessa forma, as Prefeituras pedem que seja resguardado o pagamento por parte do Fundo Mubadala ou da Petrobras, de uma indenização que compense os impactos ambientais identificados na região. Além disso, pedem que o processo de compra e venda não seja concluído antes do pagamento dessas compensações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp