Economia & Mercado

Inflação e desemprego elevam 'índice de miséria' que chega a patamar recorde no país

Arquivo/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 11/08/2021, às 08h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A escalada da inflação e o desemprego desencadearam um novo recorde negativo para a economia do país, o do "índice de miséria". É possível obter o resultado através de um indicador que agrega o percentual de desempregados no país medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, cria-se uma relação básica entre a queda de renda e aumento do custo de vida. As informações são do G1.

De acordo com a publicação, é utilizado o INPC em vez do IPCA porque este é um índice que retrata melhor a cesta de consumo de famílias de renda mais baixa. Segundo o IBGE, a população-objetivo do índice é moradora de área urbana e tem rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.

Dentro da metodologia uniformizada pela Pnad em 2012, o mês de maio registra o maior resultado do índice de miséria. Com a taxa de desemprego no Brasil em 14,6% no trimestre encerrado naquele mês, o indicador renovou recorde histórico, chegando a 23,47 pontos, é o que aponta o cálculo feito pela LCA Consultores.

E antes de melhorar, a consultoria espera que a situação piore nos meses de junho, julho e agosto. Ao final da escalada, dada a expectativa de alta da inflação em 12 meses, os economistas preveem uma subida do indicador a 24,28 pontos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp