Educação

Professora demitida durante ditadura militar é reintegrada à UFBA

Publicado em 19/12/2015, às 07h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A professora Mariluce Moura foi reintegrada ao corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (18), em Salvador. Em 1976, na Ditadura Militar, ela perdeu o direito de exercer as funções profissionais na universidade.
Mariluce foi presa e torturada pelos agentes da repressão e também foi demitida do Departamento de Comunicação da UFBA. A docente foi absolvida posteriormente pela própria Justiça Militar, entretanto só conseguiu recuperar o emprego depois de um pedido de processo de anistia, iniciado em 2011.
A decisão pela reintegração de Mariluce ocorreu em uma sessão da Comissão de Anistia realizada em homenagem ao Dia do Professor, no dia 14 de outubro deste ano, quando foi oficializado o pedido de desculpas do governo brasileiro aos professores perseguidos durante a Ditadura Militar. A comissão reconheceu o período em que a professora Mariluce Moura ficou afastada de seu emprego e, por meio de Portaria do Ministério da Justiça, concedeu o direito de ser reintegrada à UFBA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp