Educação

Projeto Mães do Enem reúne voluntárias para cuidar de crianças nos dias de prova

Publicado em 11/09/2016, às 17h11   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto organizado e executado apenas por mulheres quer ajudar as mães que não têm com quem deixar os filhos no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Mães no Enem disponibiliza uma lista de voluntárias de todo o país.
“Eu sou mãe e sou feminista. Juntando as duas coisas, sei o quanto é difícil, ser mulher, ser mãe e ainda dar conta de estudo, casa, vida profissional. Tem um sistema que corrobora para você ficar sobrecarregada. Então, por que não ajudar se eu sei dessa dificuldade?”, diz a idealizadora e coordenadora do Mães no Enem, Fernanda Vicente.
Fernanda explica que o projeto surgiu a partir de uma corrente no Facebook em que mulheres se disponibilizavam a ajudar estudantes com filhos nos dias de prova. O projeto conta com mais de 200 voluntárias em 19 estados.
“É preciso preencher uma ficha de cadastro, enviar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Tudo fica sob sigilo. O nome da voluntária é então disponibilizado online junto com a cidade em que mora e o Facebook. As mães podem assim entrar em contato com as voluntárias”, explica. 
O projeto conta com assistência jurídica para resguardar ambas as partes, tanto as voluntárias quanto as mães. Há também voluntárias que oferecem atendimento psicológico para o Enem e aulas online de redação, matemática e biologia. Todos os serviços são gratuitos. O contato pode ser feito pelo Facebook, na página Mães no Enem ou pelo e-mail [email protected].
Enem
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp