Educação

Exame da OAB tem pior reprovação da história

Publicado em 05/07/2011, às 07h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

De 116 mil inscritos, apenas 9,74% dos bacharéis em direito foram aprovados no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB), realizado em dezembro de 2010. Segundo a Agência Estado, os dados do Conselho Federal da OAB são os piores da história da entidade.

De acordo ainda com o Conselho, os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos) - tiveram um desempenho superior aos diplomados.

Até então, o pior índice do país era de 14% de aprovados, entre os 95,7 mil inscritos no primeiro exame feito pela OAB no ano passado, de acordo com o jurista e cientista criminal Luiz Flávio Gomes, fundador da rede de ensino LFG.

O exame foi unificado em 2010, o que, segundo Gomes, ajuda a explicar o aumento da reprovação: a porcentagem de aprovados, na média entre os três concursos anuais, caiu de 28,8%, em 2008, para 13,25%, em 2010. Antes, cada Estado fazia sua seleção, o que possibilitava, segundo a OAB, que um candidato se submetesse a provas mais fáceis em algumas regiões do País.

Mas, segundo o Estadão, há especialistas alegam o mau desempenho dos candidatos à má qualidade da educação básica e do ensino superior, à falta de dedicação do aluno e à abertura indiscriminada de faculdades de direito.

Neste ano, o calendário da OAB está atrasado. A primeira prova de 2011 será neste mês, dia 17. A segunda está prevista para 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro.

Informações: Agência Estado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp