Educação

Aulas da rede estadual e municipal começam nesta segunda-feira (6)

Publicado em 06/02/2017, às 05h50   Redação Bocão News



Nesta segunda-feira (6), as escolas da rede estadual e municipal iniciam o ano letivo.
Para os alunos da rede municipal, uma aula inaugural será realizada na Escola Municipal de Fazenda Coutos, localizada na Alameda Almirante Marques de Leão. A capital baiana conta atualmente com 442 escolas e 140 mil estudantes matriculados. 
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu durante a semana a Jornada Pedagógica, evento que reuniu um conjunto de atividades visando elaborar o planejamento acadêmico a ser adotado durante o ano, estabelecer metas e desafios para o período. A iniciativa acontece a partir de um trabalho integrado entre a Smed, as dez gerências regionais de educação, diretores, professores, estudantes e a comunidade. Para 2017, o tema escolhido foi “Projeto político-pedagógico: tecendo fios de um currículo colaborativo”.
 "Cada unidade escolar deve estar ciente dos desafios planejados para este ano, considerando as normas pré-definidas no Plano Municipal de Educação – implantado em 2016 pela Prefeitura -, que trata, principalmente, da valorização dos estudantes e orienta creches e pré-escolas a criarem estratégias concernentes com cada realidade. Dessa forma, será possível seguir com a redução de problemas como a distorção idade-série e a evasão escolar", informa a secretária de Educação, Paloma Modesto.  
Nos últimos dois anos, a prefeitura afirma que foi reduzido de 39% para 33% esse tipo de ocorrência. No caso da evasão, houve queda de 12% para 6% no mesmo período, graças ao trabalho dos agentes da educação, estudantes de pedagogia que realizam um trabalho em conjunto com as escolas. Cada unidade escolar possui um agente da educação designado pela Smed para acompanhamento da vida escolar dos estudantes.
Já para alunos da rede estadual, o Programa de Abertura do ano letivo acontece das 8h30 às 10h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro Caixa D’Água, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. “Além da melhoria da infraestrutura das escolas, o governador Rui Costa já pautou uma série de desafios como, por exemplo, chegar até o final de 2017 com Banda Larga em todas as escolas da rede. Também, como já ocorre em algumas escolas, vamos experimentar mudanças nos laboratórios e no conceito das salas de informática, bem como a introdução de novas práticas pedagógicas que contagiem o alunado e que representem a sua identidade. Precisamos trazer alternativas, como cultura, música, ciência, tecnologia, teatro e dança, incluídas no currículo escolar e não apenas como uma atividade extra”, argumenta o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
O Programa de Abertura tem como destaque o protagonismo dos estudantes da rede estadual, que irão apresentar experiências científicas, tecnológicas, artísticas e culturais, que sobressaíram nas escolas, durante o ano letivo de 2015 e 2016, ou que serão desenvolvidas ao longo de 2017, como Ciência na Escola, Festival Anual da Canção (Face), Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA); Parlamento Juvenil do Mercosul;  Líderes de Classe; Programa 1º Emprego; Laboratórios Virtuais; Cultura da paz e Escolas Culturais.
Na semana passada, em todas as escolas da rede estadual de ensino, aconteceu a Jornada Pedagógica. Com o tema ‘Es­cola e Co­mu­ni­dade para Educar e Trans­formar’, a jornada focou, durante os três dias, no planejamento do ano letivo. A discussão da comunidade escolar girou em torno dos projetos que visam fortalecer o currículo com atividades voltadas para a Ciência, Cultura, Arte, o Esporte, a Cidadania, Inovação, Empreendedorismo e para a Tecnologia, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem.
Ainda continuam abertas as matrículas para os estudantes da rede estadual que perderam o prazo, conforme calendário oficial da Secretaria. Estes alunos devem se dirigir, pessoalmente, às escolas para verificar a disponibilidade de vagas onde desejam estudar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp