Educação

Alunos de Madre de Deus só terão aulas em março e prefeitura minimiza demora

Publicado em 08/02/2017, às 12h06   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto os alunos da rede estadual e também das escolas municipais da capital baiana voltaram às aulas nesta segunda-feira (6), os estudantes da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terão ainda que aguardar quase dois meses para retomar os estudos. O início do ano letivo nas escolas do município está previsto apenas para dia 20 de março. 
Apesar do começo tardio em relação à outras cidades, a prefeitura parece não ver isso como um problema. "Existe um prazo determinado pelo Ministério da Educação onde toda escola precisa cumprir 200 dias letivos, logo já estamos organizados para fazer esse cumprimento. Não há problema de data de início desde quando se cumpra os dias letivos", informou a assessoria de imprensa da gestão municipal. 
Questionada sobre o retardamento para pontapé inicial do ano letivo, a reportagem do Bocão News foi informada pela assessoria, que a data foi definida através de planejamento. "Essas informações são determinadas através do planejamento da Secretaria de Educação".
Mas esse não é o único problema que os alunos de Madre de Deus enfrentam. Mães e pais de estudantes entraram em contato com o Bocão News para relatar dificuldade na matrícula dos filhos na rede municipal de ensino. Sobre isso, a assessoria informou que o processo está sendo informatizado e tem sido visto como problema pela população porque a mesma está acostumada com os métodos antigos.
"Esse ano de 2017 estamos iniciando o processo de organizar nossos registros para informatização das matrículas. Nossa meta é fazer a matrícula 2018 já completamente informatizada. Estamos fazendo um esforço maior, porque durante muito tempo os processos foram manuais, o que gera erros ao serem passados para os computadores. O que gera um certo desconforto da comunidade que está acostumada ao antigo processo. Mas, estamos estendendo o prazo justamente para atender a todos", comunicou ao ressaltar que as matrículas poderão acontecer até o início das aulas. "Sobre o prazo,  entenderemos até o início das aulas, mas se for necessário,  continuaremos regularizando toda e qualquer situação que chegar até a gente".
No entanto, a prefeitura garante que a intenção é disponibilizar vagas para todos os estudantes. "Diante mão, vai haver vaga pra todo cidadão madredeusense que deseja se matricular nas escolas municipais. É fato que todas as crianças, jovens e adultos terão sua vaga garantida". Ao todo serão disponibilizadas 3 mil vagas do infantil ao fundamental II.
Matéria relacionada
Aulas da rede estadual e municipal começam nesta segunda-feira (6)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp