Educação

Crianças e jovens da ilha do Bom Jesus dos Passos podem ficar sem estudar

Publicado em 09/02/2017, às 13h50   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A demora para início das aulas nas escolas municipais de Madre de Deus não é a única polêmica envolvendo a educação do município. A reportagem do Bocão News foi informada por moradores de que crianças e jovens da Ilha do Bom Jesus dos Passos estariam com dificuldade de encontrar vagas nas unidades de ensino da cidade. 
A Ilha do Bom Jesus dos Passos está localizada na Baía de Todos os Santos e é de responsabilidade da prefeitura de Salvador, assim como a Ilha dos Frades. Porém, por conta da proximidade com o município da Região Metropolitana (RMS), se torna mais viável para os alunos estudarem em Madre de Deus. 
No entanto, conforme informações obtidas pela reportagem, um empecilho tem dificultado a vida dos moradores da Ilha, onde seria necessário que a prefeitura de Salvador efetuasse um pagamento para prefeitura de Madre, para que pudessem ser viabilizadas as vagas para os estudantes. Segundo fontes do Bocão News, a gestão da cidade metropolitana estaria cobrando em torno de R$ 9 mil por cada aluno matriculado, que acarretaria um valor superior a R$ 6 milhões para atender cerca de 680 crianças e jovens de Bom Jesus. 
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Madre de Deus, que através da assessoria tomou conhecimento do caso, mas não emitiu nenhum posicionamento até o fechamento da matéria e nem viabilizou o contato com a secretária de educação, Eranita Brito, ex-prefeita cassada do município. 
O Bocão News também procurou a Secretaria de Educação de Salvador, que afirmou não ter informações detalhadas sobre o caso e que iria averiguar, mas também não retornou até o fechamento da reportagem. 
Matéria relacionada
Alunos de Madre de Deus só terão aulas em março e prefeitura minimiza demora

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp