Educação

Trio vence Nobel de química por novo método para visualizar biomoléculas

Christie's Image/Efe
O anúncio dos ganhadores foi feito na manhã desta quarta-feira (4), na Suécia  |   Bnews - Divulgação Christie's Image/Efe

Publicado em 04/10/2017, às 07h20   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Nobel de química deste ano ficou com os pesquisadores Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson por desenvolver uma nova técnica de criomicroscopia eletrônica que simplifica e melhora a produção de imagens de biomoléculas em alta definição.

"Este método coloca a bioquímica em uma nova era", declarou a Academia Real Sueca de Ciências ao anunciar os vencedores. "Pesquisadores agora podem congelar biomoléculas no meio de seus movimentos e visualizar processos que nunca foram vistos antes, o que é decisivo para o entendimento da vida e para o desenvolvimento de remédios", explicou a declaração.

O anúncio dos ganhadores foi feito na manhã desta quarta-feira (4), na Suécia.

Este ano houve um aumento na premiação e os laureados recebem 9 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 3,5 milhões). O dinheiro é fruto de um fundo de mais de 4 bilhões de coroas suecas (em valores atuais) deixado pelo pai do prêmio, Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite e para quem a química foi a principal área de conhecimento ligada a seu trabalho.

Além da premiação em dinheiro, os laureados também recebem uma medalha e um diploma.

Os ganhadores do Nobel são escolhidos pela Academia Real Sueca de Ciências entre candidatos selecionados pelo Comitê do Nobel para Química –composto por cinco membros, além de outros adjuntos.

As indicações para as "semifinais" do prêmio partem de pesquisadores convidados a sugerir nomes –são enviados formulários para cerca de 3.000 pessoas. Membros da Academia Real Sueca de Ciências, dos Comitês do Nobel para química e física, e laureados de química e física podem indicar cientistas ao prêmio.

PEQUENAS MÁQUINAS

O Nobel de Química do ano passado foi para as máquinas moleculares, as menores do mundo. Os premiados foram os cientistas Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa.

A área de pesquisa pode ter um impacto significativo na medicina, com o transporte de medicamentos por nanorobôs. Outras possibilidades são a computação molecular e materiais inteligentes que se adaptam a condições externas –sim, pode imaginar livremente as roupas e tênis de Marty McFly, do filme "De Volta para o Futuro".

HISTÓRIA

A láurea é dada para o(a) pesquisador(a) responsável pela "descoberta ou aperfeiçoamento químico mais importante".

Até o momento, desde 1901 –primeiro ano da premiação–, só quatro mulheres foram laureadas.

Em oito ocasiões, por conta das duas guerras mundiais, o Nobel de Química não foi entregue. Isso ocorreu nos anos de 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941 e 1942.

Entre as pesquisas premiadas estão a descoberta e trabalho com os elementos químicos rádio e polônio (Marie Curie, 1911 –ela também ganhou um Nobel de Física); a pesquisa sobre ligações químicas (Linus Pauling - 1954); e a contribuição para melhor entendimento do DNA (Frederick Sanger, 1980 –foi o segundo Nobel de Química dele).

MEDICINA

O prêmio de fisiologia ou medicina deste ano, entregue nesta segunda (2), foi para os pesquisadores que desvendaram os mecanismos moleculares que controlam os ritmos circadianos –que fazem com que nosso organismo se comporte de forma diferente dependendo da hora do dia.

Os americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young conseguiram explicar a ação de alguns genes sobre o "relógio interno" de organismos.

FÍSICA

Já o prêmio de física, de forma um pouco mais esperada pela comunidade científica, ficou com os pesquisadores responsáveis pela detecção direta das ondas gravitacionais –confirmando uma predição da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. A premiação para pesquisa era esperada desde o ano passado, mas, por uma questão de dias, o estudo não pôde ser indicado ao Nobel.

Os laureados foram Kip Thorne, Rainer Weiss, e Barry Barish, membros da colaboração Ligo (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro a Laser, na sigla em Inglês).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp