Educação

Campanha que luta para abolir armas nucleares ganha prêmio Nobel da Paz

AFP
O prêmio coincide com a crescente preocupação em relação ao programa nuclear da Coreia do Norte  |   Bnews - Divulgação AFP

Publicado em 06/10/2017, às 06h46   Folhapress



A Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares recebeu nesta sexta-feira (6) o Nobel da Paz. Respondendo pela sigla ICAN, essa coalizão da sociedade civil promove a implementação do tratado internacional que proíbe esses armamentos. Há 468 organizações envolvidas.

O prêmio coincide com a crescente preocupação em relação ao programa nuclear da Coreia do Norte, ao qual o governo americano tem respondido com ameaças belicosas. O anúncio também se emaranha nas discussões sobre o acordo nuclear com o Irã, que os Estados Unidos têm criticado durante a Presidência de Donald Trump.

Berit Reiss-Andersen, que lidera o comitê do Nobel, afirmou durante o anúncio que o prêmio foi decidido como reconhecimento de "seu trabalho em atrair atenção às consequências humanitárias catastróficas do uso de qualquer arma nuclear".

Em 2016, o vencedor do prêmio foi o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por suas negociações de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), na tentativa de encerrar os 52 anos de um conflito que já deixou mais de 250 mil vítimas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp