Educação

Biblioteca dos Barris: após abandono, Governo destina R$ 1,2 milhão para obra de requalificação

Manu Dias/GOVBA
As obras serão concluídas em julho deste ano  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOVBA

Publicado em 19/03/2018, às 09h40   Redação BNews



O BNews denunciou em algumas oportunidades o atraso de salários dos funcionários da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, popularmente conhecida como Biblioteca Central dos Barris, localizada em Salvador, e suposto abandono do local.

Em setembro do ano passado, uma usuária do espaço disse para reportagem:  “Está jogada aos ratos. Os funcionários estão sem receber. Eles têm feito um tipo de revezamento, porque como não recebem o transporte, não têm como ir trabalhar. Além disso, os elevadores não funcionam. Fazem eventos para deficientes, mas pecam em pontos básicos da acessibilidade. Um dia desses, tiveram cadeirantes que nem puderam acessar algumas áreas da biblioteca”, conta uma usuária do espaço.

Outro usuário relatou que nem sempre o ar condicionado funciona, além disso, algumas rampas estão interditadas. Ele também reforçou que os elevadores estão quebrados. Ao site, alguns funcionários confirmaram a falta de pagamento aos terceirizados da Primma Serviços. 

Alguns meses depois, nesta segunda-feira (19), o Governo do Estado divulgou, por meio de sua assessoria, que as “obras de requalificação seguem em ritmo contínuo”. No último sábado (17), foi realizada uma vistoria para conferir o andamento da intervenção. Realizadas por determinação do governador Rui Costa, as obras começaram a ser executadas neste mês de março.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) destinou R$ 1,2 milhão para a realização de uma série de serviços. Entre as ações estão a reforma dos sanitários, que já foi iniciada, e da fachada e das esquadrias, que começam na próxima semana. Em seguida, ocorrem intervenções na estrutura elétrica, sistema de climatização e cobertura.

De acordo com o cronograma estabelecido por uma comissão de técnicos das secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Administração (Saeb), bem como da Fundação Pedro Calmon (FPC) - que administra o equipamento cultural -, as obras de requalificação serão concluídas em julho deste ano.

Relacionadas
Biblioteca Central dos Barris: denúncia aponta atraso de salários e elevadores quebrados
Paralisação por falta de pagamentos a vigilantes fecha biblioteca dos Barris
Paralisação de vigilantes mantém Biblioteca dos Barris fechada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp