Educação

AMA deixará de atender ao menos 30 alunos após demissão de professores

Vagner Souza/Bocão News
Segundo a entidade, os seis profissionais só souberam do desligaamento após consultarem seus contracheques  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bocão News

Publicado em 02/04/2018, às 15h43   Alexandre Santos



Seis professores cedidos pela Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA) tiveram seus contratos rompidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) às vésperas do Dia Mundial do Autismo, celebrado nesta segunda-feira (2). 

Segundo Leonardo Martinez, diretor de relações institucionais da entidade, embora fossem lotados por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) Especial, os profissionais só souberam do desligamento após consultarem seus contracheques. Procurada pelo BNews, a SEC confirmou o rompimento do convênio (leia mais abaixo).

“O que nos choca é que não houve nenhum comunicado prévio. Só tomamos conhecimento hoje, nessa data emblemática, que é o Dia Muncial da Conscientização do Autismo. A secretaria disse que a suspensão se deu por questões burocráticas. Falaram que essa modalidade poderia ser suspensa sem data específica. Mas, devido à nossa necessidade, esse contrato já vinha sendo renovado há muito tempo. O número de profissionais do nosso quadro deveria ser pelo menos o dobro. Agora, com esse corte, piorou",  lamenta Martinez.

Diante do corte, a AMA estima que deixará de atender a cerca de 30 alunos. Conforme a entidade, foram afastados dois profesores de Educação Física e quatro docentes que trabalhavam em sala de aula.

A organização, que não possui fins lucrativos, realiza atendimento pedagógico nas áras de saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade ao públicoautistas. Atualmente, atende a 208 pessoas.

Em nota, a SEC informou que a demanda será suprida com a contratação de novos profissionais.

"Os seis funcionários foram contratados temporariamente através do Regime Especial de Direito Administrativo Emergencial. Com o fim do contrato, a Secretaria da Educação está convocando os aprovados na última seleção Reda para suprir a demanda. A Secretaria informa, ainda, que os seis funcionários que tiveram seus contratos finalizados não participaram da última seleção Reda, o que impede a recontratação dos mesmos através dessa modalidade", justificou a pasta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp