Educação

Dom Murilo confirma “terrível atraso” de repasse de verbas federais para Universidades Católicas

Vagner Souza/BNews
"Um atraso terrível e com isso prejudica todo o andamento, se cria um clima muito pesado", disse  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 19/06/2019, às 10h31   Bruno Luiz e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Não só as unidades públicas federais estão na mira do governo Bolsonaro no atraso ou corte de repasse de verbas, mas a crise financeira está batendo na porta das faculdades particulares e, principalmente, nas universidades Católicas. A falta do depósito dos valores do Financiamento Estudantil (FIES) na conta das unidades de ensino, de acordo com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, principal gestor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), tem prejudicado o ambiente de ensino das instituições e criado um "clima pesado".

Em conversa com a equipe do BNews na manhã desta quarta-feira (19), durante a inauguração do novo cerimonial da Igreja da Conceição da Praia, o arcebispo classificou como um “atraso terrível” o repasse das verbas, cujo fundo financeiro vem das loterias e é garantido por lei.

“Não são favores. O governo mesmo aceita que as universidades particulares recebam alunos que façam um convênio com o governo e ir pagando depois. Esses recursos não tem vindo e o professores, com todo direito, querem no fim do mês os seus salários, os funcionários também e está havendo, esse ano, um atraso terrível e com isso prejudica todo o andamento, se cria um clima muito pesado e espero que se organizem o quanto antes e para esse adiantamento que o governo faz vem do arrecadado das loterias, que é recurso garantido”, disse.

“Por lei seria para essa finalidade e me parece que está sendo deslocado para outra prioridade está prejudicando a educação e o ambiente de ensino e realmente é um momento bastante delicado”, completou.

Questionado se a situação acontece por uma perseguição do governo por posicionamentos políticos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Murilo descarta. “Não são só as faculdades católicas, mas todas as faculdades particulares que estão sofrendo. Eu penso que ainda é uma fase que o governo está se reorganizando e espero que logo logo se resolva isso”.

OBRA – O arcebispo também comentou sobre a entrega da obra do cerimonial. Destacou que o espaço servirá como instrumento de arrecadação para a próxima igreja cuidar da conservação e do restauro da Igreja da Conceição da Praia.

“O espaço é maravilhoso, moderno e uma concepção para termos fontes para manter nossos patrimônios, pois está cada vez mais difícil verba governamental. Ficamos numa dependência que cansa muito e as vezes as obras precisam de restauração imediata e dessa forma podemos ter instrumento que vai ajudar na manutenção e restauração a partir de prioridades”, declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp