Educação

Reitora da UFRJ se diz "assustada" com proposta do MEC sobre repasse de recursos baseado em desempenho

Reprodução/Instagram Jeduca
Segundo levantamento do TCU, a UFRJ e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão entre as piores do país  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram Jeduca

Publicado em 19/08/2019, às 16h18   Pedro Vilas Boas*



A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, disse, durante primeiro dia do 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que ficou "assustada" com proposta do Ministério da Educação (MEC), divulgada nesta segunda-feira (19).

"Os rankings são muito variados. Números são muito complicados, se não há um parâmetro", comentou, sobre a proposta de disponibilizar mais recursos financeiros, de acordo com o desempenho em indicadores como governança, inovação, empregabilidade, entre outros.

O Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, defendeu a ideia, afirmando que deseja debater a proposta com os reitores das universidades federais. "É lógico que vamos fazer discussão aberta. Podia, simplesmente, adicionar isso na proposta, mas proponho discutir com os reitores", disse.

Segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), utilizada como fundamento para a proposta, a UFRJ e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão entre as piores do país. Denise afirmou que ainda não teve acesso ao relatório.

*O repórter está em São Paulo na cobertura do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp