Educação

Com restrições, São Paulo retoma aulas presenciais no estado em 7 de outubro

Divulgação/ GovSP
Os prefeitos precisarão autorizar o retorno das atividades  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ GovSP

Publicado em 18/09/2020, às 19h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As aulas presenciais no estado de São Paulo devem voltar no dia 7 de outubro. De acordo com o governo, a retomada foi confirmada para toda a rede de ensino, da educação infantil ao ensino superior nas redes públicas e privadas. No entanto, os prefeitos precisarão autorizar o retorno das atividades.

Na rede estadual, que possui cerca de 5 mil escolas, o Governo João Doria (PSDB) resolveu, nesta sexta-feira (18), que apenas estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem voltar em 7 de outubro. 

Os alunos do ensino fundamental da rede estadual só devem retornar em 3 de novembro. Já as redes municipais e privada poderão decidir quais séries serão priorizadas, segundo o G1.

"O plano de volta às aulas em 7 de outubro para escolas estaduais, municipais e particulares está mantido. Evidentemente vamos respeitar a autonomia de prefeitos para a abertura em suas cidades. A rede estadual manteve a volta no ensino médio e da EJA. No ensino fundamental, a volta está programada para 3 de novembro. A decisão de começar pelo ensino médio é que essas etapas são as mais afetadas pela evasão escolar, que prejudica especialmente os estudantes mais pobres", declarou Doria nesta sexta-feira.

Enquanto o governo estadual determina as normas para liberar as atividades escolares, os prefeitos têm autonomia para adotar medidas mais restritivas. Na capital paulista, por exemplo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) irá liberar apenas o ensino superior para o retorno das aulas presenciais em outubro.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, explicou que a autorização para a retomada a partir do dia 7 de outubro foi dada, pois o estado está há 28 dias no estágio amarelo do plano de flexibilização da economia. “Se o município autorizar no âmbito de seu território atividades de volta às aulas, a privada poderá fazer. A segunda parte da apresentação é exclusivamente da estratégia da rede estadual de educação, que é uma autorização para o ensino médio”, destacou Soares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp