Educação

Ainda sem data de realização, Enem 2021 recebe pedidos para isenção de taxa até próxima sexta

Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil
Vale ressaltar que após ter a solicitação de isenção de taxa aprovada ainda é necessário se inscrever para realizar a prova  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 23/05/2021, às 13h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) ainda não tenha divulgado a data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021, ou o valor da taxa a ser paga para fazer a prova, as solicitações para isenção da taxa de inscrição para o exame podem ser feitas  até a próxima sexta-feira (28).

Têm direito ao benefício todos os estudantes que cursaram os três anos completos do ensino médio em escola pública ou bolsistas integrais na rede privada. Alunos com renda familiar de até meio salário mínimo - por pessoa - ou renda familiar mensal de até três salários mínimos também podem pedir isenção.

Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que possuem Número de Identificação Social (NIS) único válido consistem em outro tipo de público que pode pedir isenção de taxa. Vale ressaltar que após ter a solicitação de isenção de taxa aprovada ainda é necessário se inscrever para realizar a prova.

Em 15 de maio, o jornal O Estado de São Paulo noticiou que o Ministério da Educação (MEC) enviou um documento ao ministério da Economia, afirmando que a verba destinada no Orçamento para o Enem 2021 não era suficiente para aplicar a prova com todos os participantes.

Assim, solicitou que a pasta comandada pelo ministro Paulo Guedes desbloqueie R$ 2,7 bilhões e suplemente R$ 2,6 bilhões à área da educação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp