Educação

Educadora sugere escola em turno único pós-pandemia em debate com vereadores

Divulgação
Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador trouxe o debate tendo a participação de educadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2021, às 14h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após quase dois anos sem aula presencial em função da pandemia da Covid-19, aos poucos os estudantes voltam às salas de aula na modalidade semi-presencial em quase todo o país. A comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador debateu a retomada do setor em uma reunião virtual tendo a participação de educadores, alunos e Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Uma das respostas serve não apenas a esse período de retomada, mas se configura como uma das chances de qualificar o ensino público: a escola em tempo integral. Além do turno único, outras alternativas são a criação de um sistema de recuperação de aprendizagem; trabalho colaborativo dentro de cada escola e entre escolas; criação de um currículo claro.

Em sua explanação, Cláudia Costin trouxe dados sobre a educação no período anterior a pandemia. De acordo com a Avaliação Nacional de Aprendizado, quase 55% dos alunos do 3º ano do ensino público, com idades entre 8 e 9 anos, não se alfabetizaram.

No entanto, em alguns estados é possível observar mudanças positivas que refletem uma melhor qualidade no ensino. Um exemplo citado por Cláudia Costin é a cidade de Sobral, no Ceará. Há anos, o município apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No sistema empregado em Sobral todas as escolas da rede municipal devem apresentar o mesmo resultado. Além disso, a cada dois meses os alunos são submetidos avaliações diagnósticas.

“Estamos vivendo um negacionismo não ciência da saúde. É bom ter cuidado para  que não tenhamos o negacionismo na educação. A educação não é para amadores. Não é uma coisa apenas poética, bonita. Não é apenas para ter a criança feliz. É para estar feliz, mas também construindo o futuro”, alerta a educadora.

Para a presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, Cris Correia (PSDB), a escola em tempo integral, com o aluno tendo aula curricular num turno e reforço no outro, além de atividades extracurriculares, precisa ser perseguida pelo poder público. “Essa é uma das saídas para diminuirmos o fosso existente entre a educação pública e a privada. Outros países adotaram esse modelo na perspectiva de melhorarem a educação, que é única porta para um futuro digno e promissor”, assinalou.

Além de Cris Correia, participaram da reunião os vereadores Marta Rodrigues, Silvio Humberto, Téo Senna e Emerson Penalva.

Leia mais:

CPI vai pedir bloqueio de recursos de farmacêutica que lucrou com ivermectina

Nascida nos EUA, variante Lota pode ser até 60% mais letal do que a original

UFRJ planeja testar vacina contra covid-19 em humanos até o fim do ano

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp