Educação

Professores da UFBA decretam greve

Publicado em 30/05/2012, às 09h04   Redação Bocão News



A crise na educação da Bahia ganhou mais um reforço nesta quarta-feira (30). Acompanhando o movimento organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram decretar greve por tempo indeterminado. Agora os docentes da esfera estadual, particular e federal estão de braços cruzados por tempo indeterminado. Com a decisão cerca de 40 mil estudantes da UFBA em todo o Estado (graduação e pós-graduação) ficam sem aulas.  

De acordo com a presidente Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), Silvia Lúcia Ferreira, apenas por questão regimental, a aprovação da greve ainda passará por plebiscito, que deve ocorrer nas próximas 48 horas, como estabelece o regimento da categoria. Entretanto, isso não impede que os professores já paralisem as atividades, ressalta. "Quem esteve aqui (na assembleia), já deve interromper as atividades amanhã (nesta quarta) e iniciar a mobilização nos campus, buscando apoio de outros professores e de estudantes", antecipa Silvia Lúcia ao A Tarde.

A categoria adere à pauta nacional, que levou 45 universidades a interromper as atividades em todo o país, baseada na exigência de uma reestruturação da carreira docente e na melhoria das condições de trabalho. Entre os assuntos discutidos pelos professores está o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Segundo a assessoria da Universidade Federal da Bahia, a reitora Dora Leal Rosa irá a Brasília, na manhã desta quarta-feira, 30, onde deve se reunir, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais, com os reitores de todas as universidades federais para discutir soluções para a greve.

Nota originalmente postada às 8h30


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp