Educação

Professores da Uneb retornam aulas após reunião com o governo

Reprodução
Governo rejeitou proposta de reajuste em 28%  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/04/2013, às 18h03   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

Os alunos das universidades estaduais da Bahia podem ficar tranquilos. As aulas, paralisadas nesta terça-feira (23), retornam nesta quarta (24), garantiu a coordenadora do Fórum das Associações Docentes, Zózina Almeida, ao Bocão News. A paralisação de um dia reivindicou um ajuste salarial de 28% e incorporação do restante da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) em 2013. O governo garantiu apenas 4%.

Em reunião com representantes das secretarias de Educação, Administração e Relações Institucionais, na manhã desta terça-feira (23), os professores apresentaram a proposta que foi rejeitada. Incorporar 24% restante das CET; revogar a lei 7176/97, que passa 7% da receita líquida de impostos (RLI) para as Universidades Estaduais; e o reajuste salarial de 28%, valor que elevaria a remuneração ao mesmo patamar dos professores das Universidades Estaduais do Ceará, considerados os melhores salários do Nordeste, segundo Zózina Almeida.

O governo do estado solicitou uma proposta intermediária, mas de acordo com a coordenadora do fórum, ela deve ser reformulada novamente em assembleia. “A reunião foi tensa, pois eles queriam que aceitássemos um aumento de apenas 4%. Isto está longe da nossa realidade”. No próximo dia 30 de abril, o governo deve marcar nova reunião para contrapor o reivindicado pela categoria. Até então, não há confirmação de greve.

Zózina ainda explica que a paralisação de hoje não tem ligação com a nacional. Professores de todo o país planejaram paralisação de três dias para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. A manifestação iniciou nesta terça-feira e segue até o dia 25.


Universidade do Sul da Bahia

A criação da universidade do Sul da Bahia (Ufesba) deve ser votada no plenário do Senado no próximo dia 30 (terça-feira). A matéria, de autoria do senador Walter Pinheiro, já aprovada em duas comissões, aguarda votação pelo plenário da Casa, em regime de urgência. Durante discurso na tarde desta terça-feira (23), o senador Walter Pinheiro (PT/BA), cobrou da Mesa Diretora do Senado a inclusão da matéria na pauta, quando foi confirmada a data da votação da criação da Ufesba. “Com a votação no Senado, a matéria poderá seguir para a sanção presidencial e, assim, damos um passo significante para a implantação de mais uma universidade no Estado da Bahia. Queremos, já em 2014, ter os primeiros alunos estudando em uma das três unidades da Ufesba: Itabuna, que será a sede ou nos campus instalados nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro”.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp