Educação

Brancos estudam em média 1,6 ano a mais que os negros, afirma IBGE

Reprodução Freepik
No ensino superior a desigualdade é ainda maior, mais da metade dos negros abandonam a faculdade  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 25/03/2024, às 12h06   Dandara Amorim


FacebookTwitterWhatsApp

A diferença étnico-racial se revela nos dados publicados sobre educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que a população negra tem menos anos de estudo, além de menor acesso ao ensino superior, o que implica na liderança da taxa de analfabetismo no país.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Brasil, a diferença racial se destaca, por exemplo, na média de anos de estudo. Enquanto os brancos tiveram, em média, 10,8 anos em 2023, os negros contabilizaram 9,2 anos, ou seja, 1,6 ano a menos. 

Menos da metade (48,3%) dos negros acima de 25 anos haviam concluído o ensino médio em 2023. Entre os brancos, o percentual era de 61,8%. 

No ensino superior a desigualdade observada é ainda maior. A taxa de negros na faixa etária de 18 a 24 anos com graduação completa era de 19,3%, enquanto a de brancos era de 36%.

Ainda de acordo com a publicação, 70,6% dos jovens negros de 18 a 24 anos abandonam mais os estudos sem concluir a faculdade. Entre os brancos, o percentual é de 57%. Os negros também lideram a taxa de analfabetismo no país. Em 2023, essa população tinha uma taxa de 7,1%, mais do que o dobro dos brancos, de 3,2%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp