Educação
Publicado em 19/08/2024, às 06h08 Redação
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), realizado neste domingo, informando que cerca de 1 milhão de pessoas participaram do certame, apesar de uma abstenção de mais de 50%.
A ministra destacou que a abstenção foi maior entre candidatos de nível médio, enquanto os de nível superior compareceram em maior número. O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões. O Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará teve a maior.
“Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará nesta segunda-feira (19) os dados consolidados.
Cerca de 500 candidatos foram eliminados por condutas proibidas. O concurso, que é o maior já realizado no país, visa a preencher 6.640 vagas em 21 órgãos federais. O gabarito preliminar será divulgado na terça-feira (20) e o resultado final em 20 de novembro.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, também ressaltou o número baixo de processos envolvendo um concurso dessa magnitude. “Não tivemos uma única ação judicial apresentada nas últimas 48 horas. Temos muita segurança da correção na aplicação”, afirmou.
Classificação Indicativa: Livre
Tela dobrável
Últimas horas
Bom e Barato
Imperdível
som poderoso