Educação

Escola de Salvador com foco no vestibular aposta mais na técnica e menos na formação cidadã

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Diretor pedagógico da Land School defende que escolas devem ser transparentes sobre formação dos filhos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 01/08/2023, às 21h48   Redação BNews


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A estudante Janaína Martins, de 16 anos, foi aprovada em Direito no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, e na Faculdade Baiana de Direito. Mesmo que ainda cursando o 2º ano do Esnino Médio, a jovem escolheu seguir os passos do pai e da mãe, ambos advogados. No entanto, antes mesmo de concluir o curso, a aprovação em duas instituições de referência é parte de uma jornada escolar na qual a adolescente sempre buscou estar atenta.

Aluna da Land School, em Salvador, Janaína contou que seu foco principal era unir as preparações didática e de socialização. Isso a afasta de um fenômeno comum na área da educação, que são as escolas ‘vestibuleiras’, que focam mais na preparação para aprovações em exames, e menos na formação cidadã.

A futura estudante de Direito comprova, no entanto, que é possível aliar os dois caminhos. “Quando entrei na Land School, eu não estava buscando uma escola apenas para passar no vestibular. Eu queria me encontrar enquanto cidadã, aprimorar a comunicação, a minha apresentação e o bom relacionamento”, conta.

Segundo o diretor pedagógico da Land School, Marcelo Tavares, o entendimento do real papel da escola vai variar conforme os objetivos da família. “Não existe certo ou errado nas escolhas. O que existe são objetivos e vieses. O real papel da escola vai depender do que a instituição oferece e do que a família procura”, explica. 

Tavares ressalta, no entanto, que para lidar com as expectativas das famílias, as instituições precisam ser transparentes. “Quando uma família visita uma escola, é fundamental que a percepção obtida do ambiente tenha coerência com o que se aplica em sala de aula com os alunos. É preciso deixar claro quais os valores e qual a filosofia da instituição”.

De acordo com ele, o foco da Land School está em estimular o aprendizado técnico aliado ao desenvolvimento de senso crítico e na busca de solução para problemas reais. “É importante que se diga que a formação cidadã e a formação técnica não são excludentes. O indivíduo que desenvolve essas habilidades pode obter grandes resultados em exames nacionais e internacionais. Nós buscamos fazer com que o aluno entenda, por exemplo, como uma fórmula matemática pode contribuir para a solução de um problema real, e não apenas decorá-la”.

“Sinto-me preparada para o mundo. E toda a formação que obtive nos anos que estudei na Land School vai me ajudar na minha próxima etapa, que é a universidade”, afirma Janaína.

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