Educação

Junho Verde: Parceria entre UHG Brasil e Instituto Vini Jr. possibilita atividades de centro de tecnologia em escola pública

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O centro de tecnologia é equipado com smartphones, laptop, TV, tablet e tem uma ambientação que remete a um estádio de futebol  |   Bnews - Divulgação Divulgação / UHG Brasil
Camila Vieira

por Camila Vieira

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Publicado em 21/06/2023, às 06h00


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A empresa UnitedHealth Group, que controla as operadoras Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Américas, bancou todo o custo de implementação do Centro de Tecnologias Educacionais BASE, na Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, no Morro da Providência (RJ). O polo de inovação foi desenvolvido em parceria com o Instituto Vini Jr. No espaço são oferecidos métodos e capacitações para instrumentalizar as professoras, tendo a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

O CT Base, que é equipado com smartphones, laptop, TV, tablet e tem uma ambientação que remete a um estádio de futebol e é utilizado pelas professoras e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos. A implantação do CT faz parte da campanha Solidariedade em Dobro, promovida internamente pela empresa.

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Através dela, os colaboradores da companhia podem fazer doações para pessoas de comunidades em vulnerabilidade cujo valor sempre é duplicado pela empresa – para cada R$ 1 doado por sua força de trabalho, o UnitedHealth Group Brasil acrescenta outro R$ 1. Essa edição do Solidariedade em Dobro de dezembro de 2022, a quinta promovida pela empresa, também apoiou a campanha Natal Sem Fome da comunidade de Paraisópolis (SP).

“Quando minimizamos os impactos ao meio ambiente e utilizamos os melhores processos de administração para a construção de uma sociedade mais justa e responsável, conectamos a agenda de ESG com a missão do UnitedHealth Group Brasil de ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos”, explica o diretor de ESG e de Relações Governamentais do UnitedHealth Group Brasil, Rafael Arantes.

 A Amil integra a UnitedHealth Group Brasil, a subsidiária no país da maior companhia de saúde do mundo. Embora o conceito de ESG tenha se tornado uma palavra de ordem nos últimos anos, notadamente do fim de 2020, o grupo sempre encarou as boas práticas ambientais, sociais e de governança como o caminho adequado de se repensar todo o negócio.

Em 2022, houve uma mudança instituindo cinco unidades de negócios: Amil, Amil Cuidados Integrados, Amil Dental, Amil Planos Individuais e Americas, com três resultantes. “Todas as unidades de negócios estão alinhadas em diretrizes comuns de missão, valores e premissas de ESG”, afirma o diretor.

A respeito da gestão de pessoas, a empresa entende que cuidar de gente é fundamental. “Antes de zelar pela saúde de milhões de clientes, nos preocupamos em cuidar de quem cuida deles: dos que acolhem os pacientes e atuam na linha de frente das operações”, frisa. Atualmente, são 36 mil pessoas colaboradoras que trabalham a partir dos princípios de equidade, pertencimento, valorização da diversidade humana e cultural, respeito à diferença e interseccionalidade para fortalecer a cultura institucional.

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“Nos preocupamos em promover iniciativas que buscam disseminar nossos valores e fortalecer nossa missão, para que as pessoas colaboradoras se sintam parte do UnitedHealth Group Brasil”, diz. Na lista das mais relevantes iniciativas está a Semana Multiplica, que em 2022 lançou o slogan “Você no centro de tudo”. Foram compartilhadas, durante o período do evento, ações e histórias para e por todas as pessoas colaboradoras espalhadas pelo País, com conteúdo sobre cultura, inclusão, diversidade, bem-estar, carreira e felicidade.

Reconhecimento - Outra maneira de engajamento do público interno é reconhecimento das histórias de protagonismo e de dedicação aos clientes. “Fazemos isso por meio de alguns programas, como o Bravo!, que busca motivar e agradecer nosso público interno pelo tempo de casa. A cada cinco anos que completa na empresa, o colaborador é premiado durante a Semana do Reconhecimento”, explica.

Desde 2018, o UnitedHealth Group Brasil vem fortalecendo seu trabalho de Inclusão e Diversidade, que é liderado pelo time de Pessoas e com forte atuação dos seis Grupos de Diálogo que existe, hoje formados por mais de 700 pessoas colaboradoras voluntárias.

Eles fomentam internamente as discussões e buscam impulsionar a adoção de medidas corporativas. O Melanina é o responsável pelas discussões sobre equidade étnico-racial. Os outros cinco são: + Eficiente (pessoas com deficiência), Pride (LGBTQIAP+), Nós Por Elas (equidade de gênero), Nossas Gerações (intergeracionalidade) e Caleidoscópio (religiosidade e regionalismos).

Estímulo – Há dois anos, a empresa integra o Movimento pela Equidade Racial (MOVER). As 47 empresas participantes assumiram juntas o compromisso de aumentar a participação de profissionais negros em seus quadros – atuam com a meta de atingir 10 mil cargos de liderança ocupados por pessoas pretas e pardas até 2030 e de gerar oportunidades para outras 3 milhões de pessoas pretas e pardas. A meta específica do UnitedHealth Group Brasil dentro do compromisso maior do MOVER é de ter 384 pessoas negras em cargos de liderança até 2030.

Para alcançá-la, os líderes receberam metas de Inclusão e Diversidade que necessitam cumprir. Para cargos que vão da grade 29 à grade 32, 50% de todas as contratações realizadas neste ano de 2023, sejam por recrutamento interno ou externo, precisarão ser de um grupo diverso: + 50, pessoas pretas ou pardas (autodeclaradas), mulheres, pessoas com deficiência ou LGBTQIAP+. Já para cargos do Executive Level Team (ELT), 75% de todas as contratações de 2023 precisarão ser de um grupo diverso.

Voluntariado - Em abril deste ano já foram realizadas as primeiras ações de voluntariado presencial de 2023, no Rio e em São Paulo, em parceria com a Rede ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças.  Os colaboradores do UnitedHealth Group Brasil doaram três horas de seu dia para realizar atividades únicas e reflexivas, que tiveram como foco principal a sensibilização e o despertar para a inclusão da pessoa com deficiência.

“Outras iniciativas presenciais estão previstas para este ano, além das online, como dois mutirões de voluntariado que estão agendados para outubro. Nossos projetos têm o objetivo de trabalhar com saúde e com inclusão, esses são pilares de nossa atuação social”, destaca o diretor.

Para o diretor essas e tantas outras ações e projetos do grupo mostram à forma como o UnitedHealth Group Brasil cuida de seus pacientes, colaboradores e do meio ambiente. “Comprova que temos uma preocupação genuína com os públicos que interagimos, externos e internos, e com as comunidades onde atuamos. E que manter um ambiente ético, adequado e seguro para todos os clientes e parceiros, assim como para as suas 36 mil pessoas colaboradoras, é um compromisso inegociável da companhia”, finaliza.

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