Educação

Matrícula da rede estadual tem início nesta segunda-feira (13)

Joseane Rodrigues
Primeiro dia de matrícula é reservado para os alunos PCD  |   Bnews - Divulgação Joseane Rodrigues
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 10/01/2025, às 10h52



A matrícula dos alunos da rede estadual da Bahia para o ano letivo de 2025 vai começar na próxima segunda-feira (13) e se estende até 21 de janeiro, de forma totalmente on-line.  O primeiro dia é exclusivo para a matrícula de Pessoas com Deficiência (PcD).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Com o intuito de agilizar o processo, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) orienta aos interessados que criem uma conta na plataforma ba.gov.br em nome do estudante e, no dia reservado para a sua matrícula, acesse o sistema para solicitar a vaga na escola.


Já na terça-feira (14) vai ser uma data destinada para a transferência de estudantes matriculados em escola estadual e com frequência regular no ano de 2024, mas que não renovou a matrícula ou pretende se transferir para outro colégio estadual.


Nos dias 15 e 16, deverão ser realizadas as solicitações de vagas para os alunos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental em escola municipal e vão se matricular no 6º ano em escola estadual ou concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede municipal em 2024 e buscam vaga no 1º ano do Ensino Médio. O dia 17 de janeiro está reservado para a matrícula de estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do Ensino Fundamental. Já nos dias 20 e 21 de janeiro será a vez dos estudantes de todas as redes solicitarem vaga para o Ensino Médio


Orientações e documentação - Após solicitar a matrícula no portal ba.gov.br, a pessoa interessada ou seu responsável deve comparecer à unidade escolar, em até cinco dias úteis, para apresentar os documentos obrigatórios, que incluem Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos). A SEC reforça a importância de cumprir os prazos e apresentar a documentação completa para garantir a vaga na unidade escolar e turno desejados e, consequentemente, ter acesso aos programas sociais oferecidos pela rede.


Confira o cronograma completo da matrícula 2025:

 -13 de janeiro: matrícula para Pessoa com Deficiência - PcD

-14 de janeiro: transferência de estudantes da rede estadual

-15 e 16 de janeiro: matrícula de concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental em escola municipal para o 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio em escola estadual

-17 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as rede de ensino em todas as ofertas do Ensino Fundamental

 - 20 e 21 de janeiro: matrícula para estudantes de todas as redes em todas as ofertas do Ensino Médio

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)