Educação

Relatório da "Operação Educação" realizada pelo TCM será entregue ao governador Jerônimo Rodrigues

Divulgação/TCM-BA
"Operação Educação" mobilizou 31 auditores que visitaram 66 escolas municipais de ensino fundamental na Bahia em 26 cidades  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TCM-BA

Publicado em 02/06/2023, às 16h09   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O relatório final da “Operação Educação” foi apresentado aos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) em sessão realizada nesta quinta-feira (01). A ação,  em âmbito nacional, revelou carências num percentual significativo de escolas públicas municipais baianas, que funcionam em condições precárias por falta de infraestrutura adequada, falta de manutenção e de itens básicos de consumo, como sabão e papel higiênico.

Após a apresentação do relatório, o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, elogiou o trabalho dos técnicos e informou que conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a respeito, e ele manifestou interesse em conhecer o documento, que será entregue ao chefe do Executivo baiano. 

O relatório do levantamento agora será encaminhado aos gestores municipais com a proposta de ações a serem implementadas para melhorar o ambiente escolar, que tem reflexo na qualidade do ensino. 

As deficiências de infraestrutura, em boa parte delas, são importantes e exigem ações imediatas de reparos e melhorias até mesmo para que se garanta a segurança de professores e estudantes, de acordo com o TCM.

De acordo com os técnicos do órgão, as condições de higiene, em alguns dos estabelecimentos de ensino, são lastimáveis. Em boa parte das escolas visitadas, os banheiros são inadequados para crianças ou os equipamentos estão quebrados, além de falta de sabão e papel higiênico. 

O fornecimento de água é outro problema apontado pelos auditores do TCM. Em algumas escolas a água utilizada ainda é proveniente de poço artesiano, cacimba ou cisterna. 

A fiscalização mobilizou 31 auditores do TCM, que visitaram um total de 66 escolas municipais de ensino fundamental na Bahia em 26 cidades, situadas nas várias regiões do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp