Educação

Sisu abre inscrições para vagas em universidades públicas; Bahia é o segundo estado com mais oportunidades

Agência Brasil
Sisu abriu as inscrições nesta terça-feira (15). Mas, o resultado só será disponibilizado no dia 22 de fevereiro  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 15/02/2022, às 08h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 abriu, nesta terça-feira (15), as inscrições para o estudante que quer ingressar em uma instituição de ensino superior pública, seja ela municipal, estadual ou federal, do Brasil. O processo, que vai até às 23h59 do dia 18 de fevereiro, está ofertando 18.489 vagas em 10 instituições de ensino na Bahia.

Com 222 mil oportunidades, sendo 84,5% para instituições federais, o Sisu oferece 6.146 cursos diferentes distribuídos entre 125 instituições.

Enquanto estado, a Bahia ocupa o segundo lugar do ranking de estados com mais vagas ofertadas, atrás de Minas Gerais (27.790). O estado fica no 10º lugar do ranking das 20 universidades com mais vagas, com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Também aparece no ranking, em 13º lugar, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os interessados em participar devem ter realizado o Enem de 2021, com nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. Vale lembrar que O resultado será divulgado no dia 22 e as matrículas nas faculdades podem ser feitas entre 23 de fevereiro e 8 de março, conforme o calendário de cada uma delas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp