Educação

USP afasta professor após premiação para ‘pior’ aluna; saiba mais

Marcos Santos/USP imagens
A premiação aconteceu publicamente do professor para a aluna dentro da universidade  |   Bnews - Divulgação Marcos Santos/USP imagens

Publicado em 21/03/2024, às 07h24   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Premiar uma aluna pelo desempenho acadêmico negativo foi uma atitude decisiva para a permanência de um professor em uma universidade. É o que aconteceu com um docente do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Joel Barbujiani Sigolo ministrou aulas para a estudante, de 22 anos de idade, que cursa geologia, no ano passado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Dessa maneira, ele foi afastado das atividades em sala de aula em função de ter constrangido publicamente, na última segunda-feira (11), uma aluna por entregar a ela o "prêmio" de pior da turma. A situação ocorreu em sala de aula. 

"Se confirmados os fatos, serão adotadas as sanções cabíveis ao caso à luz do que preconiza a jurisprudência universitária”, indicou o Instituto de Geociências, em entrevista ao UOL. Quanto ao professor, o mesmo não respondeu aos contatos da publicação.

Problemas de saúde

Segundo a aluna, o desempenho acadêmico foi prejudicado por intervenções de saúde.

 "No final do primeiro semestre, eu precisei fazer duas cirurgias. Essa matéria [que o professor lecionava] tem quatro provas e só consegui fazer duas. Eu mandava mensagens toda semana para os professores, deixei claro sempre o que estava acontecendo comigo", destacou, acrescentando que enviou documentos para comprovar durante o período.

O departamento da USP mencionou que “foi com consternação e pesar que recebemos uma nota de repúdio redigida por alunos do IGc (Instituto de Geociências) e de outros institutos do Baixo Matão. A nota dá ciência de grave ocorrido em sala durante uma das aulas do primeiro ano do Bacharelado em Geologia. Os fatos narrados são tristes, desrespeitosos e aviltantes e não coadunam, de maneira alguma, com a filosofia da gestão recém-iniciada”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp