Eleições / Eleições 2022

Aliados de Lula vão usar fala de Ciro Gomes para "desidratar" campanha de pedetista, diz emissora

Montagem/José Cruz/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/PT
Candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) foi acusado de "deboche" a mencionar favela em discurso a empresários  |   Bnews - Divulgação Montagem/José Cruz/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 01/09/2022, às 18h00   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Os aliados do ex-presidente Lula (PT) pretendem utilizar uma fala "polêmica" de Ciro Gomes (PDT) para "desidratar" a campanha do pedetista à Presidência da República, nos últimos 15 dias antes do pleito de 2 de outubro. Ciro Gomes vem tratando Lula como um de seus principais alvos, o que não vem surtindo efeito nas pesquisas.

Na última terça-feira (30), o ex-governador do Ceará apresentou o plano econômico de governo, para empresários, em um encontro no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, ele afirmou que o evento era um “comício para gente preparada”, ao se referir à plateia de empresários, e colocou em dúvida a compreensão sobre os mesmos assuntos caso tivesse feito uma apresentação do plano em uma favela. A fala chamou a atenção e repercutiu mal.

De acordo com pessoas ligadas ao ex-presidente Lula, é preciso exploirar, ainda que discretamente, fora do holofotes, essa fala. Conforme a CNN Brasil, esse aproveitamento pode ajudar muito no voto útil, desidratando a campanha de Ciro Gomes quando faltarem pelo menos duas semanas para as eleições.

Ainda conforme os aliados do petista, a declaração entra no rol das piores falas do ex-ministro, ainda mais envolvendo uma "aliança umbilical" que Lula possui com a camada mais pobre da população.

Por outro lado, na defesa de Ciro Gomes, a campanha do PDT afirmou que a fala dele foi mal colocada e os adversários estão utilização de maneira pejorativa.

Já o postulante ao Palácio do Planalto, por sua vez, usou as redes sociais para justificar o comentário: "A pior luta da sinceridade é contra a hipocrisia. Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos - capazes de serem entendidos por poucos - e conclui com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica. Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita ma fé", escreveu.

Posteriormente, em um vídeo publicado publicado na mesma rede social, o pedetista afirmou que deve muito do que sabe "ao contato direto e permanente com o povo, com a sabedoria popular. Podem me chamar de tudo, menos de elitista. Quem desrespeita os pobres são aqueles que os tratam com demagogia, mentira e manipulação".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp