Eleições / Eleições 2022
Publicado em 14/09/2022, às 11h58 - Atualizado às 11h59 Redação
Candidata a vice-governadora e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, haviam se intitulado como pardos
Após toda polêmica envolvendo autodeclarações raciais da chapa do candidato ao Governo, ACM Neto (PL), Ana Coelho, que inicialmente havia se declarado parda, alterou sua raça para "branca" no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A alteração ocorre após a Corregedoria-Geral Eleitoral ter acatado o pedido de indeferimento da declaração dos componentes da chapa, proposto pelo candidato a deputado federal pelo PSOL, Jorge X. No Twitter, o candidato comemorou a alteração.
“Vencemos parte da luta! Nossa ação protocolada na Justiça provocou a mudança da autodeclaração da vice na chapa que concorre ao Governo do Estado da Bahia. Ana Coelho, que declarou no processo ter existido "uma falha" em sua autodeclaração. Antes tarde do que nunca", escreveu.
Vencemos parte da luta! Nossa ação protocolada na Justiça Eleitoral provocou a mudança da autodeclaração da vice na chapa que concorre ao Governo do Estado da Bahia, Ana Coelho, que declarou no processo ter existido “uma falha” em sua autodeclaração. Antes tarde do que nunca. pic.twitter.com/8zRDLoHDEG
— Jorge X - Candidato Deputado Federal Vote: 5080 (@Jorgexxis) September 14, 2022
Até o momento, o registro da candidatura de ACM Neto permanece inalterado. Durante entrevista para a TV Bahia na última semana, o ex-prefeito reafirmou que se declarava pardo e chegou a sugerir que o colocassem ao lado de uma pessoa branca "já que havia uma diferença bem grande".
Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Cinema em casa
Smartwatch top
iPhone muito barato
Motorola barato