Eleições / Eleições 2022

Até que horas eu posso votar?

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Confira horários certinhos para votar sem dor de cabeça  |   Bnews - Divulgação Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 30/10/2022, às 08h04   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Dia da eleição chega, vêm as fotos e vídeos de filas imensas e aí pode chegar também aquela dúvida: até que horas dá para votar? O BNews responde.

O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado. Antes, estados com fuso horário diferenciado, como o Acre, iam até um pouco mais tarde (em horário de Brasília). Não é mais assim e agora é o fuso diferente quem se adequa.

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Vale usar carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Também é possível apresentar a versão digital da CNH.

Outra versão digital que se pode usar é a do título, via aplicativo e-Título. Mas quem pretende usar essa ferramenta precisa ter baixado o app até o último sábado (29).

A votação acontece de 8h as 17h do horário de Brasília. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.

As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local.

Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência, isto é, às 6h.

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação será iniciada às 9h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp