Eleições / Eleições 2022

Bahia e mais quatro: veja estados onde lideram candidatos que não apoiam Lula ou Bolsonaro

Valter Pontes/Secom PMS
Cinco dos maiores colégios eleitorais do país tem postulantes que não sinalizaram suporte a Lula ou Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom PMS

Publicado em 21/09/2022, às 16h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a campanha eleitoral cada vez mais próxima do fim e as pesquisas de intenção de voto tendo uma periodicidade menor, chama a atenção que, nos dez maiores colégios eleitorais do país, o líder nos levantamentos feitos institutos de pesquisa é aquele candidato que não declarou, até agora, apoio ao ex-presidente Lula (PT) ou ao atual mandatário, Jair Bolsonaro (PT).

Os considerados "independentes" têm a dianteira na Bahia e em outros quatro estados, de acordo com o site O Antagonista: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Minas Gerais.

Na Bahia, apesar de vir diminuindo, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) ainda tem uma boa diferença em relação ao segundo colocado, o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT).

No Rio Grande do Sul, quem lidera é Eduardo Leite (PSDB). O segundo colocado é o candidato bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL). Em Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos) - que se elegeu em 2018 na esteira bolsonarista - supera nomes como Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL).

No Pará, Helder Barbalho (MDB) já subiu ao palanque de Lula, mas é o candidato de Simone Tebet (MDB) e deve vencer em primeiro turno com a maior margem do país. 

Por sua vez, em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) disse que não apoia Lula, mas também ainda não declarou apoio a Jair Bolsonaro - o empresário, na tentativa de não perder votos, deve apenas se manifestar sobre a disputa nacional em um eventual segundo turno.

Vínculos favoráveis

Em outras unidades da Federação que também fazem parte do rol dos maiores colégios eleitorais do país, candidatos vinculados a Lula têm liderança nas pesquisas em duas delas.

Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) está à frente de Tarcísio Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). Já em Pernambuco,  Marília Arraes (Solidariedade) lidera sobre Danilo Cabral (PSB).

Por outro lado, nomes da esfera bolsonarista estão à frente em estado como o Rio de Janeiro, onde Cláudio Castro (PL) vem batendo Marcelo Freixo (PSB); no Ceará, Capitão Wagner (União) tem a dianteira sobre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT); no Paraná, com Ratinho Jr. (PSD) lidera com folga na disputa contra Roberto Requião (PT).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp