Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro amplia voto válido em 90% municípios líderes de desmatamento

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Todos os municípios líderes de desmatamento ficam em região amazônica  |   Bnews - Divulgação Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Publicado em 10/10/2022, às 07h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu um recorde na eleição de primeiro turno presidencial em 2022: foi o eleito a conseguir mais votos na tentativa de reeleição, com cerca de 51 milhões de votos. Só não foi um recorde absoluto porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi além e, com 57 milhões de votos, foi o candidato mais votado da história brasileira. Os dois, agora, se enfrentam em segundo turno.

Bolsonaro contou com o crescimento de votação em diversas regiões para conseguir o feito notável. Entre eles, foi o de ganhar aumento percentual de votos válidos em nove dos dez municípios que  tiveram a maior área desmatada entre 2019 e 2021. Entre esses municípios, está uma capital - ficam em região amazônica.

A capital em questão é Porto Velho, de Roraima, que hoje tem o terceiro maior índice de desmatamento do país, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ela foi a única em que houve redução de votos válidos ao candidato à reeleição, mesmo assim em um patamar tímido: de 57,7% para 56,8%.

Nas demais cidades do interior, todas tiveram aumento na votação dada ao presidente. Em Pacajá (PA), por exemplo, a votação de Bolsonaro foi de 6,6 mil para 11,5 mil, uma alta de 73%. Com isso, ele venceu no município no primeiro turno —em 2018, Fernando Haddad, do PT, havia sido vitorioso.

Os dados finais da apuração mostraram que foi no Norte que Bolsonaro conseguiu, proporcionalmente, sua maior ampliação de votos em comparação ao primeiro turno de 2018: saltou de 3,7 milhões para 4,3 milhões de votos.

Onde Bolsonaro venceu a perda média de vegetação nativa foi 19,9% da área municipal, onde Lula venceu a perda média foi de 6,3%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp