Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro empata entre pardos, e Lula se aproxima entre brancos,

Reprodução/TV Globo
Entre os pardos, o maior grupo na população, o petista passou de 52% para 48%  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 20/10/2022, às 09h58   Júlia Barbon/ Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (19) indica que Jair Bolsonaro (PL) empatou tecnicamente entre eleitores que se declaram pardos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se aproximou entre os que se dizem brancos.

Entre os pardos, o maior grupo na população, o petista passou de 52% para 48% das intenções de voto na última semana, e o presidente variou de 42% para 45%. A diferença entre eles, portanto, ficou dentro da margem de erro de três pontos percentuais no segmento, para cima ou para baixo.

Entre os brancos, o ex-presidente oscilou positivamente de 42% para 44%, ao mesmo tempo em que o atual mandatário flutuou de 51% para 50%. A vantagem então estacionou no limite da margem de erro, também de três pontos para o grupo.

Já entre os que se declaram pretos, Lula continua liderando com folga, mas Bolsonaro chegou um pouco mais perto -ainda que dentro da margem, que sobe para cinco pontos nesse recorte. O petista oscilou de 59% para 58%, e o presidente avançou de 34% para 38%.

Os que pretendem votar em branco ou anular variam de 3% a 5% de acordo com a cor da pele, e os indecisos são 1%.

O levantamento, que ouviu 2.912 pessoas entre esta terça (17) e esta quinta em 181 municípios, com um nível de confiança de 95%, foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07340/2022.

No Brasil, 42% do eleitorado se declara pardo, 35%, branco, e 14%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp