Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro impede divulgação de relatório sobre urnas após militares não encontrarem fraudes

Clauber Cleber Caetano/PR
Bolsonaro desde que assumiu o mandato em 2019 tem contestado a seguridade do processo eleitoral brasileiro  |   Bnews - Divulgação Clauber Cleber Caetano/PR

Publicado em 11/10/2022, às 16h00 - Atualizado às 16h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Defesa apresentou a conclusão da auditoria feita pelos militares nas urnas eletrônicas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o chefe do Executivo não autorizou a divulgação do resutlado após não terem sido encontrados indícios de fraudes no sistema eleitoral, como apontava o presidente. 

De acordo com a colunista de O Globo, Malu Gaspar, o próprio Bolsonaro não autorizou a divulgação dos resultados, alegando que os militares deveriam se "esforçar mais", porque as informações não batiam com o que ele próprio soube a respeito do assunto.

O presidente, que desde que assumiu o mandato em 2019, tem contestado a seguridade do processo eleitoral brasileiro. Logo após o final da apuração dos votos no primeiro turno, onde ele ficou atrás do candidato do PT, Lula, Bolsonaro afirmou que sua conclusão sobre a segurança do sistema de votação seria dada pelo parecer da Defesa.

Entretanto, segundo a colista, ao saber do resultado das conclusões do trabalho dos militares, ele determinou que fosse feito um "relatório completo", que incluíssem o segundo turno. 

Na segunda-feira (10), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, requisitou ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria realizada no primeiro turno. Os militares têm 15 dias para entregar o documento ao TCU.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp