Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro no JN: Presidente teria cometido erros durante a entrevista; veja quais

Clauber Cléber Caetano/PR
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) disseram que o mandatário, por exemplo, deixou de explorar ações como Pix e Auxílio Brasil  |   Bnews - Divulgação Clauber Cléber Caetano/PR

Publicado em 23/08/2022, às 15h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceram nos bastidores, nesta terça-feira (23), que o mandatário cometeu alguns erros na sabatina concedida ao Jornal Nacional, da TV Globo, na segunda-feira (22).

Pelo menos duas delas chamaram a atenção, ainda que, no geral, a avaliação foi a de que o presidente de saiu bem na prova de fogo: a falta de explicação sobre sua imitação de pessoas sem ar durante a pandemia e o fato de ter explorado pouco ações do governo como o Auxílio Brasil e o Pix. Além disso, aliados também consideraram deslizes as respostas do mandatário sobre apoio do Centrão e a política adotada para o meio ambiente.

Durante a entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre imitações que já fez de pessoas com falta de ar devido à infecção pela Covid-19. Ele negou que isso tenha ocorrido, apesar de vídeos mostrarem que fez isso ao menos em duas ocasiões.

Para membros do governo, segundo o jornal O Globo, Bolsonaro deveria ter feito uma explicação melhor do caso durante a entrevista e até "pedido desculpas por ter se expressado mal" à época dos fatos.

Esse trecho da entrevista do presidente ao Jornal Nacional foi um dos que tiveram maior repercussão nas redes sociais.

A busca por termos como "Bolsonaro imita falta de ar" teve um pico na noite de segunda-feira, chegando a ser 4.700% maior que o volume em períodos anteriores, de acordo com o colunista da publicação, Lauro Jardim.

Feitos

Também há a avaliação de que Bolsonaro poderia ter explorado mais alguns feitos do governo. O Auxílio Brasil, por exemplo, foi citado poucas vezes, apesar de ser uma das principais apostas para um crescimento nas pesquisas. A criação do Pix, outra bandeira da campanha, foi mencionada apenas nas considerações finais.

Entre membros do governo, outro ponto considerado ruim foi o momento em que Bolsonaro afirmou que o apresentador William Bonner o estava "estimulando" a ser um ditador por questionar suas mudanças no discurso sobre o Centrão.

Apesar da resposta ter sido ensaiada, segundo interlocutores do presidente, houve a avaliação de que o resultado não foi bom, porque reforçou a ideia de que o presidente é refém do Congresso.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp