Eleições / Eleições 2022

Brasileiros que moram no exterior se preparam para votar

Divulgação/TSE
Eleitores brasileiros residentes no exterior que desejam votar para presidente da República serão recebidos por representações diplomáticas em todo o mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TSE

Publicado em 20/09/2022, às 17h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quase 700.000 eleitores residentes fora do país devem votar para presidente da República. As representações diplomáticas do Brasil pelo mundo todo, em 181 localidades no exterior, receberão os eleitores nos dias 2 e 30 de outubro. Houve um acréscimo de 39,21% no número de alistados desde a última eleição geral, em 2018, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela chamada Zona ZZ – que engloba todos os eleitores no exterior.

Foram preparadas e enviadas ao exterior, 989 urnas eletrônicas, segundo Juliana Bandeira, chefe de cartório da Zona ZZ. Outras 29 urnas de lona para votação em cédula serão destinadas para localidades em que há dificuldades alfandegárias para a entrada do equipamento eletrônico, problemas de instabilidade de energia, conflito político ou baixo contingente de eleitores.

Lisboa, em Portugal, será a cidade estrangeira que receberá a maior quantidade de urnas, para onde seguiram 51 equipamentos. Lá estão alistados 45.273 eleitores. Os maiores colégios eleitorais de brasileiras e brasileiros fora do Brasil estão nos Estados Unidos, com quase 183 mil, Portugal, com 80.896, e Japão, com 76.570 eleitores.

Os residentes no exterior só podem votar para o cargo de presidente da República. Para exercer o direito nas Eleições Gerais de 2022, basta que o eleitor apresente um documento oficial com foto ou a versão do título de eleitor gerada pelo aplicativo e-Título com fotografia. O local de votação também é informado pela mesma ferramenta, ou pela opção “Onde votar” do Autoatendimento do Eleitor.

O primeiro e o segundo turnos de votação no exterior ocorrem nas mesmas datas da eleição no Brasil, das 8h às 17h, no horário local.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp