Eleições / Eleições 2022

Campanha de ACM Neto usa EBDA para tentar diminuir vantagem de Jerônimo na Bahia

Divulgação
Campanha usou, em seu segundo programa de TV do segundo turno, peça sobre extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/10/2022, às 13h55 - Atualizado às 13h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha do candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB), usou, em seu segundo programa de TV do segundo turno, a extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), para tentar diminuir vantagem de seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT).

O ex-prefeito, inclusive, acusa o ex-secretário de Desenvolvimento Rural de ser o responsável pela extinção da estatal. A empresa, que tinha 50 anos de atividade, foi extinta em 24 de setembro de 2016.

“Eu, sendo eleito, assumo aqui o compromisso de recriar a EBDA. Vamos trazer de volta a empresa pública que apoiava o agricultor. Vamos restabelecer o suporte técnico. Vamos pegar o técnico e colocá-lo no interior, na zona rural, para que ele ensine, principalmente agregando isso às novas tecnologias. Para que, assim, a gente possa ampliar a produção da agricultura familiar e, sobretudo, assegurar que você, pequeno produtor, tenha condições de vender mais. Essa é a forma da gente incluir milhões de pessoas na economia ativa da Bahia, tirando baianos da pobreza e da miséria. Oferecendo a essas pessoas oportunidade de vida”, afirmou ACM Neto no programa.

No domingo (9), no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspendeu a veiculação da propaganda após a peça atribuir a Jerônimo Rodrigues o fim da EBDA, há cerca de sete anos.

Os advogados da coligação de Jerônimo argumentaram que a campanha de ACM Neto utilizou de um recurso chamado trucagem, uma vez que o ex-secretário de Educação, também titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assumiu o posto quando a Empresa já tinha sido extinta.

"A propaganda faz uso de recurso de computação gráfica com efeito de trucagem, e efeitos de vídeo (...) tudo com nítido intuito degradar e ridicularizar o representante perante o eleitorado", aponta um trecho do documento.

No programa de TV, ACM Neto traz imagens de equipamentos da EBDA que estão abandonados desde 2015, além de depoimentos de agricultores. 

Apesar de autorizar a retirada da peça do ar, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou dois pedidos de direito de resposta feito pela campanha de Jerônimo. As decisões foram do juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, apontando que não houve o excesso alegado pelo petista na peça. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp