Eleições / Eleições 2022

Campanha de Bolsonaro vê presidente construindo ‘resistência a la Trump’ em caso de derrota

Divulgação
Quando Trump foi derrotado, ele estimulou uma marcha de apoiadores em direção ao Congresso dos EUA, que acabou invadido  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/10/2022, às 08h47   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica, o temor do presidente Jair Bolsonaro (PL) não aceitar a derrota e orquestrar no Brasil uma ação semelhante a feita pelo Donald Trump quando foi derrotado por Joe Biden nos Estados Unidos tem crescido.

De acordo com informações do O Globo, apesar de estarem otimistas com a vitória no segundo turno, integrantes da campanha do presidente afirmam que Bolsonaro está elaborando um “projeto de resistência a la Donald Trump”, em caso de derrota.

Na terça-feira, durante um ato de campanha no Rio Grande do Sul, Bolsonaro pediu aos apoiadores que permaneçam no local de votação até o resultado final do segundo turno, no próximo dia 30.  A fala do mandatário foi encarada como um estímulo ao tumulto.

Quando Trump foi derrotado, ele estimulou uma marcha de apoiadores em direção ao Congresso dos EUA, que acabou invadido. Cinco pessoas morreram no episódio.

Em setembro, Bolsonaro afirmou em entrevistas que, se perdesse a disputa, entregaria a faixa e “se recolheria”. A afirmação foi recebida com ceticismo por seus aliados e por membros do governo. Para eles, os movimentos do presidente mostram que Bolsonaro está “preparado para o combate, especialmente se perder”.

A ida de Bolsonaro ao Ministério da Defesa nesta semana foi vista por membros da campanha como um “recado” que o presidente quis dar ao Judiciário, reforçando sua desconfiança e questionamentos sobre as urnas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp