Eleições / Eleições 2022

Como foi que Lula perdeu o dedo? Saiba a verdadeira história

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
História sobre acidente foi alvo de fake news durante muito tempo  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicado em 29/08/2022, às 20h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em se tratando do ex-presidente Lula (PT), uma das histórias mais buscadas sobre ele na internet é de como foi que o petista perdeu o dedo mindinho da mão esquerda. A história, por exemplo, foi alvo de fake news durante muito tempo, desmentidas pelo próprio Lula em entrevistas.

Lula perdeu o dedo em um acidente de trabalho quando ainda era bem jovem, e trabalhava como torneiro mecânico.

À época, Lula precisou se ausentar das atividades como torneiro e passou a se dedicar aos problemas da classe metalúrgica, iniciando uma trajetória protestante. O acidente ocorreu em 1964, quando o ex-presidente tinha 18 anos, e trabalhava na Metalúrgica Independência, localizada na capital paulista.

Lula já contou sobre o ocorrido em entrevista ao programa de Jô Soares, na TV Globo e, recentemente, em entrevista ao pocast Podpah. Ele explicou que atuava durante o turno da noite e, por volta das 3h da manhã, prensou a mão em uma prensa transversal.

Entretanto, Lula só chegou a ser atendido no sistema público de saúde por volta das 7h da manhã, quando o dedo fraturado já não tinha mais recuperação e precisou ser amputado. Com isso, o petista recebeu uma indenização de 350 mil cruzeiros na época. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp