Eleições / Eleições 2022

Datafolha, Ipec e Ipespe serão investigados pelo CADE; saiba o motivo

Joilson César/BNews
Ação do Cade foi adotada no início da tarde desta quinta-feira (13)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 13/10/2022, às 15h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um inquérito administrativo, nesta quinta-feira (13) contra três institutos de pesquisa - Ipespe, Ipec e Datafolha - após os erros de prognósticos das empresas com relação aos levantamentos eleitorais ao longo do 1º turno das eleições deste ano.

Segundo a autarquia federal, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a suspeita é a de que as três instituições teriam formado cartel. A solicitação foi feita no início da tarde de hoje, às 13h30, pelo presidente do Conselho, Alexandre Cordeiro Macedo, ao superintendente do órgão, Alexandre Barreto.

Segundo Macedo, “as análises estatísticas acima servem para demonstrar que é improvável que os erros individualmente cometidos sejam coincidência”.

Para ele, em 18 de 19 levantamentos analisados houve erros acima das margens de erro. Macedo, porém, não cita qual instituto acertou no prognóstico eleitoral.

A suspeita sobre Datafolha, Ipespe e IPEC, na visão do presidente do órgão, recai principalmente pelo fato de que os três institutos apresentaram “resultados idênticos quanto a diferença entre os candidatos [Lula x Bolsonaro], 14%.”

Os erros dos institutos de pesquisa ocorreram em diversas cidades pelo país. Na Bahia, o Datafolha e o Ipec chegaram a divulgar pesquisas de intenção de voto ao Governo do Estado, com ACM Neto (União) à frente de Jerônimo Rodrigues (PT).

Porém, o resultado das urnas mostrou-se completamente diferente, com o petista quase vencendo o pleito ainda no primeiro turno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp