Eleições / Eleições 2022

Coordenação de segurança de Lula ficará a cargo de delegado que investigou PCC

Ricardo Stuckert/PT
Campanha de Lula à presidência e a Polícia Federal tomaram decisão conjunta acerca do nome  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 04/07/2022, às 20h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) e a campanha do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateram o martelo sobre quem será o chefe da segurança do petista durante a jornada: o delegado Alexsander Castro Oliveira.

De acordo com o jornal O Globo, Oliveira esteve à frente da operação Caixa Forte, deflagrada em 2020 e que investigou diversos crimes relacionados a uma das maiores facções do crime organizado do Brasil, o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Além dele, a equipe de segurança do petista contará com o também delegado Andrei Rodrigues, que desempenhará a função de “ponto focal”, ou seja, ele terá como base a sede da campanha e fará a interlocução com a PF.

O delegado chefiou a segurança de Dilma Rousseff na campanha de 2010 e, depois disso, foi escolhido para chefiar a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014.

Os nomes das equipes da PF responsáveis pela segurança dos candidatos foram oficializados nesta segunda-feira, em boletim interno do órgão.

Outros nomes

Ainda de acordo com a PF, o delegado Maurício Moscardi, que atuou na Lava-Jato de Curitiba, será o responsável pela segurança de Luciano Bivar (União Brasil).

Escolhido para coordenar a segurança campanha de Simone Tebet (MDB), o delegado Mario Paulo Machado Lemes Botta Nomoto já atuou na Superintendência da PF em Mato Grosso do Sul, passando por funções como chefe da delegacia de repressão a crimes contra o meio ambiente e patrimônio histórico.

Por sua vez, o responsável pela chefia da segurança de Ciro Gomes (PDT) será o delegado Bruno Rodrigues dos Santos.

No caso da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), a segurança fica sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado ao Palácio do Planalto.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp