Eleições / Eleições 2022

Cúpula petista confia em visita de Lula à Bahia em momento decisivo da campanha; veja possibilidades de data

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Cúpula petista aposta em visita de Lula para alavancar campanha de Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 25/09/2022, às 18h39   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O assédio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve atingir seus patamares mais altos nesta semana que antecede o grande dia, de primeiro turno nas eleições desde ano, marcadas para o dia 2 de outubro.

A Bahia e mais especificamente o ex-secretário de Educação estadual Jerônimo Rodrigues (PT) é um dos que faz parte da briga para conseguir agenda com Lula. Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para o governo da Bahia, Jerônimo conta com o carinho e proximidade de Lula para alavancar sua candidatura e conseguir chegar pelo menos ao segundo turno contra ACM Neto (União Brasil), que lidera os levantamentos.

Interlocutores do PT na Bahia confidenciaram ao BNews que uma visita de Lula ao Estado para dar uma força a Jerônimo é vista como quase certa. Haverá uma reunião do comitê de campanha lulista na próxima segunda-feira (26) para definir os passos do ex-presidente durante a semana decisiva. A data já será acertada e divulgada após esse encontro.

A Bahia é um estado importante para que Lula consiga sua tão desejada vitória em primeiro turno nas próximas eleições presidenciais. O Estado é o quarto maior colégio eleitoral do país e é um dos redutos mais fortes do lulopetismo no Brasil.

Na terceira rodada da pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metropole e divulgada na última quarta-feira (21), mostra que o ex-presidente Lula se mantém na liderança absoluta das intenções de votos com 62%, contra 20% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista manteve o mesmo número da pesquisa do dia 14 de setembro.

Segundo o levantamento, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro na disputa com 7%, mesmo número da sondagem anterior. Já as candidatas Simonet Tebet (MDB), mantém 3%, e Soraya Thronicke (UB) permanece com 1%.

O levantamento ouviu 1.526 eleitores no estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. A consulta está registrada no TSE sob o número BA-07738/2022 e BR-09822/2022 e foi feita entre 19 e 21 de setembro. 

Segundo o Datafolha, no levantamento espontâneo, Lula tem 58% de intenção de voto dos eleitores baianos. Já Bolsonaro apareceu com 18%, e Ciro Gomes com 4%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp