Eleições / Eleições 2022

Datafolha: 35% não se sentem à vontade para dizer em quem votarão para presidente

Antonio Augusto/Ascom TSE
De acordo com levantamento do Datafolha, há mais constrangimento na declaração de voto entre mulheres que entre homens  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/Ascom TSE

Publicado em 30/09/2022, às 18h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta sexta-feira (30), mostra que 35% dos eleitores se sentem menos à vontade para declarar seu voto para presidente para outras pessoas nos últimos meses. De acordo com o levantamento, há mais constrangimento na declaração de voto entre mulheres (38%) que entre homens (32%).

Por sua vez, entre eleitores do ex-presidente Lula (PT), 40% se sentem menos à vontade para declarar o voto. Entre eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), esse percentual é de 41%. Já entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o índice é de 27%, significativamente menor.

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas, entre 27 e 29 de setembro, em 332 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE com o nº BR-09479/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp