Eleições / Eleições 2022

Datafolha: Eleitor de Ciro se preocupa com inflação e é mais influenciável ao votar

Mathilde Missioneiro - 22.fev.22/Folhapress
Veja como pensam os apoiadores do pré-candidato, que atrai escolarizados, moradores de capitais e quem não tem religião  |   Bnews - Divulgação Mathilde Missioneiro - 22.fev.22/Folhapress

Publicado em 06/07/2022, às 12h23   Redação



Os eleitores que pretendem escolher o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) para presidente no pleito de outubro mostram uma preocupação acima da média com questões ligadas à Amazônia e com o aumento da inflação no país.

Eles se dizem mais influenciados por opiniões de jornalistas na hora de votar do que as pessoas que pretendem eleger seus principais concorrentes e afirmam considerar mais os pontos de vista de companheiros, filhos e personalidades em redes sociais.

Veja abaixo o que pensam os brasileiros que têm Ciro como primeira opção sobre quatro temas: economia, Amazônia, religião e influência no voto.

Entenda ainda seu perfil, em geral mais branco, mais escolarizado e com renda mais elevada, com destaque entre os que moram nas capitais e não têm religião.

Os assuntos foram questionados na última pesquisa Datafolha, feita com 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 cidades de todo o país nos dias 22 e 23 de junho. O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

A margem de erro total é de dois pontos percentuais. É importante ponderar, porém, que ela aumenta quando se considera apenas os que votarão em cada pré-candidato: é de três pontos entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro em Jair Bolsonaro (PL) e sete em Ciro, sempre na pesquisa estimulada.

Os demais postulantes ao cargo não foram incluídos porque a amostra é muito pequena.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp