Eleições / Eleições 2022

Diferença entre Lula e Bolsonaro cai de 11 para 8 pontos; diz pesquisa

Agência Brasil
Apesar da diminuição de vantagem, no embate de 2º turno, Lula sairia vitorioso, com 49%, ante 40% do seu rival  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 25/08/2022, às 07h46   Daniela Pereira



Pesquisa Exame/Ideia divulgada na madrugada desta 5ª feira (25.ago.2022) mostra que a vantagem do ex-presidente Lula (PT) em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno das eleições está encolhendo. Hoje, é de 8 pontos percentuais, contra 11 no levantamento anterior, há pouco mais de 1 mês. Enquanto Lula recebeu 44% das intenções de voto, Bolsonaro teve 36%. Na pesquisa Exame/Ideia anterior, de 21 de julho, o petista estava com os mesmos 44%, contra 33% do chefe do Executivo.

  A Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (25) apresenta Lula (PT) com 44%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 36% das intenções de voto. Os números apontam que a diferença entre os dois principais candidatos à Presidência da República caiu de 11 para 8 pontos em comparação ao último levantamento do instituto, realizado em julho.

Em julho, Lula aparecia com a mesma porcentagem, e o atual presidente totalizava 33%. O cenário é estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.

Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT), com 9%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 4%. Os outros candidatos marcaram 1% ou não pontuaram. Por outro lado, brancos e nulos são 2%, e os entrevistados que dizem não saber em quem votar somam 3%.

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, Lula aparece com 33%, e Bolsonaro com 30%. Ciro Gomes  marcou 3% e Simone Tebet 2%. Os demais concorrentes não chegam a 1%; brancos e nulos são 7%, e os entrevistados que não sabem em quem votar somam 24%.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, em ligações feitas para telefones residenciais ou celulares. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-02405/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp