Eleições / Eleições 2022

Eduardo Leite prepara discurso para justificar quebra de promessas sobre candidaturas

Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Governador do RS tem cogitado concorrer à reeleição ou deixar o PSDB e se lançar à Presidência  |   Bnews - Divulgação Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Publicado em 01/03/2022, às 06h15   Painel, Folha


FacebookTwitterWhatsApp

Aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já têm prontos os discursos que usarão para rebater acusações prováveis que surgirão caso ele seja candidato à reeleição ou deixe o PSDB para tentar a Presidência pelo PSD.

As duas hipóteses envolvem algum tipo de quebra de promessa, especialmente o compromisso de não tentar mais quatro anos, que ele vem repetindo desde a campanha de 2018.

LEIA TAMBÉM:Leite é condenado a pagar R$ 40 mil a Chico Buarque por uso de sua imagem

Nesse caso, o discurso é de que, com seus altos índices de aprovação popular, seria egoísmo da parte de Leite não atender ao clamor popular. Além disso, ele deverá usar o argumento de que parte dos quatro anos de seu mandato foram prejudicados pela pandemia.

Caso saia para presidente, após ter perdido a prévia tucana para João Doria, Leite deverá dizer que "é o PSDB que está saindo dele", e que não se reconhece mais no partido, controlado pelo governador de São Paulo.

O governador afirmará ainda que, com Doria candidato, o PSDB corre sério risco de sair muito menor da atual eleição. E que em 2026 ele não terá garantia de ser candidato a presidente, especialmente se Rodrigo Garcia vencer em São Paulo, o que faria dele o nome natural do partido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp