Eleições / Eleições 2022

Fachin reforça convite para Forças Armadas participar de reunião no TSE

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Após general pedir reunião com técnicos do tribunal, ministro diz que a Justiça Eleitoral tem "compromisso público com a concretização de diálogo plural"  |   Bnews - Divulgação Rosinei Coutinho/SCO/STF

Publicado em 19/06/2022, às 18h14 - Atualizado às 18h15   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, mais uma vez, convidou as Forças Armadas para participar da reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) marcada para amanhã (20). O convite foi reiterado neste domingo (19).

Fachin disse que quer contar com a presença do general Héber Portella, representante do Ministério da Defesa, na comissão criada no ano passado para aprimorar o sistema usado nas eleições de 2022. O ministro também ressaltou que “a grande maioria das sugestões apresentadas no âmbito da comissão foram acolhidas”.

“A indicar o compromisso público desta Justiça Eleitoral com a concretização de diálogo plural não apenas com os parceiros institucionais, mas também com a sociedade civil. Nessa quadra, impende assinalar que, embora algumas sugestões não tenham sido acolhidas para esse ciclo eleitoral, serão consideradas para uma nova análise objetivando os próximos pleitos”, escreveu Fachin.

O aceno foi feito em resposta ao Ministério da Defesa, que pediu uma reunião entre técnicos das Forças Armas e do TSE para “dirimir eventuais divergências técnicas” nas propostas enviadas pelos militares ao tribunal.

As Forças Armadas encamparam uma campanha para revisão do sistema de votação. Os militares enviaram 88 questionamentos ao TSE nos últimos oito meses e reproduziram suspeitas, sem fundamento, lançadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral. Peritos do tribunal, no entanto, apontaram erros grosseiros no trabalho e rebateram as teses dos militares.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp